Por mais cuidadoso que você seja com o seu automóvel, imprevistos podem acontecer e, dentre eles, há a possibilidade de ser vítima da criminalidade. Isso aconteceu com você? Nesses casos, é preciso saber como comunicar roubo de veículo e quais os passos seguir, caso algo assim aconteça.
Além de acionar a polícia, é necessário tomar algumas providências quanto ao IPVA. Saiba quais são elas e veja como comunicar roubo de veículo.
Quer comunicar roubo de veículo? Veja a diferença roubo e furto
Essas duas palavras são muito diferentes, mas geram bastante confusão. Por isso, antes de saber comunicar roubo de veículo é importante entender a diferença, para que você possa realizar o relato correto.
Roubo é o termo usado para quando a vítima está presente na subtração do bem. A pessoa pode estar dentro do veículo ou fora dele, mas ser intimidada ou ameaçada pelo criminoso. É o que acontece, por exemplo, quando uma pessoa está estacionando o automóvel, é abordada por um bandido e o bem é levado. Esse ato se enquadra no artigo 157 do Código Penal.
Já no caso do furto a pessoa não está presente perto do local, ou seja, não há violência. É o que acontece, por exemplo, quando a pessoa deixa o veículo estacionado na rua e o bandido aproveita para furtá-lo. Este caso se enquadra no artigo 155.
O que fazer em caso de veículo roubado
1. Ligue para a polícia
A vítima deve discar 190 e comunicar roubo de veículo para que a polícia fique alerta. Depois disso, procure a Delegacia de Polícia para registrar o Boletim de Ocorrência (BO). É importante saber fornecer as informações tanto sobre o carro, quanto sobre detalhes e o que está dentro.
Se tiver um adesivo, alguma marca de batida em uma porta ou até chaveiro pendurado, relate. Tudo isso pode ajudar na identificação, principalmente se os criminosos tiverem alterado a placa.
2. Boletim on-line por furto
Foi fazer compras, estacionou na rua e quando voltou o automóvel não estava mais lá? Nesse caso, não terá que comunicar roubo de veículo, mas sim o furto. Afinal, você não estava presente quando o bem foi levado, correto?
De qualquer forma, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência o quanto antes. Para isso, é possível tanto ir até uma delegacia da Polícia Civil, quanto registrar online. Nesse segundo caso, é necessário ver se esse serviço está disponível em seu estado.
Quem mora no Estado de São Paulo, por exemplo, pode acessar o site www.policiacivil.sp.gov.br e registrar um BO. Coloque todos os detalhes que souber sobre o automóvel e siga as instruções descritas no site. Isso agilizará o processo.
Entretanto, saiba que não é possível registrar um BO online em alguns casos como, por exemplo:
- Veículo roubado;
- Transporte de carga;
- O veículo em nome de terceiros.
3. Peça dispensa do IPVA
Uma vez que o Boletim de Ocorrência tenha sido registrado, é possível pedir a dispensa do IPVA (imposto por furto ou roubo do veículo). Para isso, entre no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado no qual você reside e preencha a “Guia do Usuário/Dispensa de Pagamento/Furto ou Roubo”. Em alguns casos, esse procedimento é feito de forma automática, quando o BO é registrado.
Caso o veículo seja devolvido ao seu proprietário ou possuidor, será feita a cobrança proporcional do IPVA pelo tempo que resta do ano civil. É levado em consideração o mês no qual o bem foi devolvido ao proprietário.
4. Entre em contato com a empresa de proteção veicular
Além de comunicar roubo de veículo e solicitar a suspensão do pagamento do IPVA é importante acionar a proteção veicular, caso o seu bem esteja protegido. Para isso, é necessário ter em mãos o boletim de ocorrência.
Geralmente são solicitados os documentos do veículo e os documentos pessoais para que o processo de localização do serviço ou de pagamento do sinistro possa ser feito. Por isso, é indicado deixar uma cópia da documentação do carro em casa. Em casos assim elas serão muito úteis.
Você também pode escanear a documentação e deixá-las salvas no computador ou em um arquivo na nuvem. Seja qual for o caso, é indicado entrar em contato com a seguradora o quanto antes!
Dicas para evitar furto e roubo de veículo
O melhor mesmo é não precisar comunicar roubo de veículo, não é? Por isso, é importante fazer o possível para que esse tipo de coisa não aconteça. Claro que não é possível garantir 100% de segurança, mas algumas ações podem ajudar. Dentre elas:
- Evite deixar bens dentro do carro como, por exemplo, a bolsa, para não chamar a atenção;
- Leve os documentos na bolsa. Isso vai ajudar a proteger o bem, já que com os documentos em mãos será mais fácil para os bandidos se passarem como os verdadeiros proprietários e darem o golpe em alguém;
- Confira se trancou o carro. Isso pode parecer estranho, mas na correria do dia a dia muitos acabam se esquecendo. Uma vez que o veículo esteja aberto, as chances de acontecer um furto aumentam;
- Considere usar um rastreador. Isso ajudará a polícia a localizar o automóvel quando você comunicar o roubo de veículo.
Em suma, tenha cuidado para evitar problemas, mas caso algo aconteça, entre em contato com a polícia o quanto antes.